O que são os desreguladores endócrinos?

Desreguladores Endócrinos

O que são os desreguladores endócrinos?

Veja nesta postagem o que são os desreguladores endócrinos, os perigos dos mesmos para as crianças e como evita-los.

Desreguladores Endócrinos

Introdução

Os desreguladores ou disruptores endócrinos (DE) são substâncias químicas presentes no ambiente, naturais ou sintéticas, que podem alterar o funcionamento do sistema endócrino (hormonal) humano ou de outros animais e, por isso, afetar a saúde.

Pela Endocrine Society são definidos como: “substância química exógena (não-natural), ou mistura de substâncias químicas, que interferem com qualquer aspecto da ação hormonal.”

Por que o DE pode ser um problema?

O DE tem a capacidade de imitar ou de interferir com a síntese, secreção, transporte, ligação, ação ou eliminação de hormônios no organismo.

Por meio destes mecanismos, mesmo em doses muito baixas, os DE podem interferir na regulação do crescimento e desenvolvimento corporal, metabolismo, reprodução, imunidade e comportamento.

Desreguladores Endócrinos

Quais são os DE?

Alguns exemplos comuns de desreguladores endócrinos incluem os pesticidas; bisfenol A (BPA) e ftalatos, utilizados em produtos infantis, produtos de higiene pessoal e em recipientes para alimentos.

Retardadores de chamas utilizados em móveis e pavimentos; parabenos; metais pesados, como mercúrio, chumbo, cádmio, cobre, níquel e arsênico.

Fitoestrógenos, presentes na soja, legumes e lentilhas. Além desses já conhecidos, suspeita-se da existência de inúmeros outros desreguladores endócrinos ou de substâncias químicas que nunca foram testadas.

Quais os problemas de saúde que os DE podem provocar?

Gestantes e crianças são a população mais vulnerável aos DE, em que a exposição durante períodos críticos do desenvolvimento embriológico pode provocar mudanças permanentes no corpo humano (programming da expressão gênica).

Os principais distúrbios relacionados ao DE são: obesidade, diabetes mellitus, dislipidemia, distúrbios da puberdade, alteração da função testicular e doenças da tireoide.

O desenvolvimento do sistema nervoso também é sensível aos DE, podendo impactar no desenvolvimento cerebral e no comportamento.

Desreguladores Endócrinos

Desreguladores Endócrinos

Alerta para evitar o contato com DE

Os pais e os pacientes sempre serão indagados durante as consultas pediátricas, especialmente as com o endocrinologista pediátrico, sobre a possível exposição a estas substâncias.

Algumas medidas que poderiam reduzir a exposição aos DE são: evitar uso de pesticidas na sua casa ou no quintal; manter a casa limpa para evitar infestação de formigas ou baratas; preferir alimentos orgânicos livres de agrotóxicos.

Diminuir a ingesta de alimentos processados; evitar o consumo de vísceras e fígado no primeiro ano de vida; gestantes devem evitar o contato e a inalação de produtos químicos; não aquecer potes de plástico em micro-ondas, leite quente não deve ser servido em mamadeiras de plástico.

Evitar o consumo de bebidas quentes em recipientes de plásticos; procure o selo #BPAfree nas embalagens de plástico; evite tocar nas notas de caixas ou de máquinas de cartão de crédito impressas em papel térmico.

Evite fumar ou conviver com fumantes (exposição ao cádmio entre outros); ao utilizar cremes, desodorantes, protetores solares e outros produtos de higiene pessoal dê preferência aos sem parabenos; escolha produtos de higiene pessoal ou de limpeza que sejam sem fragrância; fique atento aos produtos cosméticos, especialmente aos infantis, sempre ler o rótulo procurando identificar presença de possíveis DE.

Por isso precisamos nos precaver, como bebês e crianças são uma “janela de vulnerabilidade” para a ação dos DE, as modificações comportamentais . Por isso, precisamos tomar as medidas para a redução da exposição humana aos DE, no sentido de proteção e promoção da saúde de nossas crianças e futuras gerações.

E o frango, podemos comer sem medo?

Estudo americano evidenciou níveis de DE menores na carne de frango do que na de gado. O pensamento corrente de que frangos crescem rapidamente à base de hormônios é um engano.

Na verdade, o tipo de criação intensiva, com muita luz e sem espaço para locomoção é que provoca este ganho de peso acelerado nos aviários de grandes empresas.

Agende uma consulta com a Dra. Ana Catarina e esclareça todas as suas dúvidas
Matérias Relacionadas
Hormônio do Crescimento
Meu filho pode usar o hormônio do crescimento?
Veja o que é o hormônio do crescimento. Seu uso é seguro ou não para seu filho? Tire suas dúvidas nesta postagem.
crescimento saudável
Será que meu filho possui um crescimento saudável?
Veja nesta postagem os diversos fatores que podem influenciar no crescimento saudável e apropriado do seu filho.
Desreguladores Endócrinos
O que são os desreguladores endócrinos?
Veja nesta postagem o que são os desreguladores endócrinos, os perigos dos mesmos para as crianças e como evita-los.